Com mais de 20 anos dedicados à Urologia e mais de 10.000 cirurgias realizadas, o Dr. Marcos Dias Ferreira é médico formado pela UFRGS (1993), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e International Member da American Urological Association.

Apresentou Dissertação de Mestrado (2001) em Cirurgia/Urologia e defendeu Tese de Doutorado (2006) em Urologia também na UFRGS. Cursou Pós-Doutorado em Urologia na renomada Harvard Medical School, em Boston/USA entre 2007 e 2008, na área de Cirurgia Minimamente Invasiva (Robótica).

Desde seu retorno ao Brasil, tem contribuído intensamente para o desenvolvimento e utilização de novas tecnologias no tratamento do Câncer, dos Cálculos Urinários, da Incontinência Urinária e da Disfunção Erétil.

img-colegio_militar

Depois de um período inicial de estudos em colégio de freiras dominicanas, na Escola Santa Rosa de Lima, foi aprovado por concurso público para ingresso (1980) no COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE. Foi nesta instituição centenária que a inclinação para a Medicina transformou-se em um claro objetivo.

img-medicina_ufrgs

Aprovado em concurso vestibular (1987), cursou Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – desenvolvendo uma rotina acadêmica de muitos estudos, pesquisas científicas (publicadas), monitoria e estágios extracurriculares.

logo-ifmsa

Concorreu e foi selecionado internacionalmente como Bolsista da International Federation of Medical Students Association – IFMSA – desenvolvendo International Clerckship em Medicina Interna junto ao Ospedale Policlínico Borgo Roma, em Verona/Itália (1992).

Prestou concurso para Residência Médica em Cirurgia Geral (1994/1995) no Hospital Nossa Sra. da Conceição de POA, com titulação de Cirurgião Geral pelo CFM e aprovação com título de especialista em Cirurgia Geral pela AMRIGS.

Nova aprovação pela AMRIGS e novo concurso para Residência Médica em Urologia (1996/1997) no mesmo Hospital, com nova Titulação: UROLOGISTA, também registrada no CFM. Posteriormente, foi aprovado para Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU) pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Durante o ano de 1998 serviu à Pátria, prestando Serviço Militar Obrigatório como Oficial R/2 Tenente-Médico urologista do Serviço de Urologia do Hospital Militar de Área de Porto Alegre.

img-ufrgs

Aprovado no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Cirurgia da UFRGS em 1999, apresentou Dissertação de Mestrado aprovada com Louvor em 2001, sendo Titulado “Mestre em Medicina: Cirurgia Urológica” em 2002. Neste mesmo ano, foi aprovado para cursar o Programa de Doutorado em Cirurgia da mesma Universidade. Defendeu Tese de Doutorado na área de Marcadores Tumorais do Câncer de Próstata, a qual foi aprovada com Louvor em 2006.

img-instituicoes_eua

Convidado pela Harvard University, através da Divisão de Urologia do Brigham and Women’s Hospital, da Harvard Medical School, iniciou Pós-Doutorado em Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva em 2007, concluindo diversos estudos na condição de Post-Doctoral Research Fellow em 2008.